segunda-feira, 23 de maio de 2016

Oficina de eco arte no Museu

No dia 18 de Maio, quarta-feira, um grupo de 20 professores de arte do município de Palhoça esteve no CVR, conforme agendamento prévio, visitando o Circuito e Museu do Lixo, onde conheceram a horta orgânica, com alguns alimentos não convencionais, porém comestíveis, o Centro de Triagem, onde funciona a Associação de Catadores, o pátio de Compostagem, a Estação de Transbordo e finalmente o Museu. Após a visita, participaram da oficina com reaproveitamento de materiais descartados, onde o arte-educador ensina praticas de criação de materiais com embalagens, utiliza com o grupo técnicas de expressão baseadas no teatro de Augusto Boal.

Foi uma feliz oportunidade para comemorar o Dia Internacional de Museus e a Semana Nacional de Museus, num encontro entre a arte, a educação ambiental e a museologia, alçando o que prevê a missão do Museu do Lixo da Comcap.

Combinado antecipadamente com o educador Neiciclagem, ao solicitar a oficina de capacitação, os professores trouxeram os materiais que foram utilizados. Colocados todos os materiais na mesa, o desafio foi que cada participante usasse a imaginação com qualquer material, não necessariamente o que ele trouxe, porém, sem utilização de cola nem tinta.

Pra finalizar o encontro foram convidados a apresentar e falar sobre o trabalho desenvolvido. Todos comentaram sobre seus trabalhos e as dificuldades de criar algo, sem utilizar cola. Mas que, como multiplicadores, levariam a proposta para a sala de aula.

Um dos professores fez um avião de isopor e relatou uma história de sua infância, que foi o que o motivou a fazer o avião. Salientando que o material fora trazido por outro professor e, sequer havia pensado nisso, quando veio para a oficina. A oficina foi um sucesso e marcou o dia no Museu.





 







Nenhum comentário:

Postar um comentário