quarta-feira, 26 de agosto de 2015

GIU ONE MAN BAND - Giuliano Valentini



Giuliano Valentin é um catarinense com 24 anos que sabe tocar 13 instrumentos, no qual 10 ele toca AO MESMO TEMPO... Um homem banda, que toca música folk, inspirada em Bob

Dylan e Neil Young, nas ruas, bares e festas de Florianópolis e Balneário Camboriú.


Autodidata, "Aprendi em casa, pela internet. Com vídeos tutoriais, é possível tocar qualquer instrumento de corda", diz Giuliano. Na opinião dele o instrumento mais difícil de aprender a tocar é o didgeridoo e como não conseguiu importar um original, que custaria cerca de 2 mil reais, ele mesmo construiu um em PVC.


Giuliano também amarrou um guizo em uma tornozeleira e acoplou um chocalho a uma luva, usada na mesma mão com que toca o violão. Além disso, um galão vazio de 20 litros d'água serve de tambor. "Surgiu por acaso, quando fui visitar minha avó e ela me pediu para jogar o galão no lixo. Deixei cair no caminho e vi que fez um som bacana. Aí resolvi microfonar e ficou ótimo", conta ele, ressaltando que não quer ser visto como uma "atração de circo", mas sim que sua música toque as pessoas.








GIU ONE MAN BAND é um dos nossos convidados para o aniversário de 12 anos do Museu do Lixo, que acontecerá de 25 de setembro.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Arte: Laís Alves

A partir de 8 de setembro, os usuários deverão levar seus próprios copos aos RUs, pois os descartáveis não estarão mais disponíveis à comunidade. A medida visa a racionalizar o uso dos recursos da Universidade e diminuir o consumo de plástico, de modo a contribuir para a preservação do meio ambiente.

Os 3 R´s


REDUZIR

     Reduzir significa consumir menos produtos, preferindo aqueles que ofereçam menor potencial de resíduos e tenham maior durabilidade.
*Adquirir produtos mais duráveis e menos descartáveis.
* Produtos com menos embalagem.
* Compre só o que realmente for ser consumido.
* Rejeite sempre que possível sacolas plasticas.
* Concerte e conserve objetos.


REUTILIZAR

     É um processo de reaproveitamento sem alterar o resíduo biologicamente, fisicamente e/ou físico-quimicamente.
* Utilizar a frente o verso da folha do papel.
* Doar a quem precisa roupas, livros e outros utensílios... Não quer dizer que; o que não serve pra você, não sirva para outra pessoa. 
* Utilize cartuchos de impressora recarregáveis.
* Use sua IMAGINAÇÃO para reutilizar pets, caixas, latas...

  Resultado de imagem para reutilizarResultado de imagem para reutilizar      Resultado de imagem para reutilizar   Resultado de imagem para reutilizarResultado de imagem para reutilizar   Resultado de imagem para reutilizar        Resultado de imagem para reutilizar  



RECICLAR

    Significa TRANSFORMAR matérias para produção de matérias primas para outros produtos, por meio de processos industriais ou artesanais.
VANTAGENS:
* Diminui a exploração de recursos naturais, como arvores para o papel, areia para o vidro, bauxita para o alumínio, petróleo para o plastico... 
* Diminui o consumo de energia, por exemplo reciclando o alumínio da latinha economizamos 95% de energia.
* Prolonga a vida útil dos aterros sanitários, pois assim diminuímos a quantidade de resíduo colocado nesse ambiente.
* Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
* O custo para produzir é menor
No Brasil somente 11% dos resíduos sólidos urbanos passam pelo processo de reciclagem (inclusive por compostagem)


SBT no Museu

     " Já imaginou preservar a história ou fazer arte através do lixo? É isso que acontece no museu do lixo da Comcap em Florianópolis. Um local que recolhe e recebe muita coisa que iria para o lixo e que hoje consegue resgatar muita história. O local é aberto ao público. Recebe a visita das escolas e os alunos descobrem objetos que nunca imaginaram que existia e aprender sobre o valor da reciclagem. 
Autor desconhecido "

http://www.sbtsc.com.br/sbthd/q/2894/educacao_ambiental_no_museu_do_lixo_da_comcap


sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Equipe em ação!


Preparo dos paletes para horta vertical.


Aqui até o vaso sanitário vira vaso de flor, isso é REUTILIZAÇÃO!


Ricardo, educador ambiental, no ateliê do museu do lixo da onde saem peças mágicas. 


Uma parte da nossa parede de pet.


O ponto do filtro do sonho que foi usado para fazer nossa porta e, mais, a linha foi feita com pet também!


E o lado direito da sala de lanche já está PRONTA!








I Conferência de Saneamento Básico

       A equipe da Educação Ambiental esteve na I Conferência de Saneamento Básico expondo e organizando os banners e quadros da COMCAP nos dias 22, 23 e 24 de julho.





Capacitação da Reciclagem do Isopor




       No mês de julho, dia 22, estivemos numa capacitação sobre a reciclagem de isopor. Que é um tipo de plástico ( ps- poliestireno) 5% de matéria prima e 95% de ar. 
       Atualmente todo isopor é reciclado, exceto o da bandeja de carne que possui os furinhos que vão reter o sangue, e é transformado em rodapés, molduras para quadros e espelhos. solados de sapatos, réguas, pranchetas e assim por diante...