segunda-feira, 23 de abril de 2012

Reciclagem do vidro







 Matéria do site ABIVIDRO:

Preservação do meio ambiente

Embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo, sem nenhuma perda de material.  A produção a partir do próprio vidro também consome menor quantidade de energia e emite resíduos menos  particulados de CO2, o que também contribui para a preservação do meio ambiente. Outro aspecto é o menor descarte de lixo, reduzindo os custos de coleta urbana, e aumentando a vida útil dos aterros sanitários. O vidro é 100% reciclável e pode ser reciclado inúmeras vezes, pois é feito de minerais como, areia, barrilha, calcário e feldspato. Ao agregarmos o caco na fusão, diminuímos a retirada de matéria-prima da natureza.


10% de "cacos" >  4% ganho energético.
1 ton de "cacos" > economia de1,2 ton de matérias-primas.
10% de "cacos" >  reduz em 5% a emissão de CO2 (Protocolo de kyoto).  



Geração de empregos
A instalação de um processo de coleta e beneficiamento de reciclagem de vidro gera empregos que não demandam, em sua maioria, qualquer especialização, beneficiando camadas geralmente mais carentes da população. Assim, além de ser uma atividade lucrativa, a reciclagem empresarial também tem forte caráter social.


Viabilidade Econômica
A reciclagem do vidro, é uma atividade economicamente viável. No Brasil a reciclagem  ainda é vista como uma atividade marginal, de subsistência e, como tal, carece de uma mentalidade empresarial. Dentro deste modelo, a reciclagem é um nicho de mercado inexplorado, com grande potencial de lucratividade.


Benefícios da reciclagem do vidro
Tudo isso considerado, é possível dizer que o vidro é o material de embalagem mais amigo do homem. Se toda a população se conscientizasse dos benefícios da reciclagem seria possível reaproveitar integralmente as embalagens com enormes benefícios ecológicos, econômicos e sociais. Estas características são únicas do vidro que, além das suas vantagens como material,  acrescenta a elas o benefícios de sua própria reciclagem.
Com um quilo de vidro se faz outro quilo de vidro, com perda zero e sem poluição para o meio ambiente. Além da vantagem do reaproveitamento de 100% do caco, a reciclagem permite poupar matérias primas naturais, como areia, barrilha, calcário, etc.
Ideias para a reutilização do vidro:






Então não esqueça, pratique os 3 Rs - Reduza, 
Reutilize e Recicle!


Nenhum comentário:

Postar um comentário